Fazenda Santo Antônio

Resumo Histórico

FAZENDA SANTO ANTÔNIO
Rio das Flores - RJ #fazenda162
#venda
@fazendas_venda
1850*
Com o café em alta surgiu a necessidade da construção de mais estradas, com a finalidade de escoar a produção do grão.
A Estrada “do Comércio” tinha início em Porto de Iguaçu, na Baixada Fluminense. Prosseguia pela Serra do Tinguá e cortava o Vale do Paraíba, adentrando MG.
Por volta de 1865, Benjamim de Salles Pinheiro adquiriu o sítio Santo Antônio da Paz, acrescido de uma porção de terras recebida como dote por ocasião do casamento com Cândida Peregrina, filha do Barão de Ipiabas. Em 1867, adquiriu de Manoel de Abreu o sítio conhecido como Santo Antônio do Alto, em pura mata virgem. Mais tarde, esses sítios foram unidos ao Santa Bárbara, formando assim a Fazenda Santo Antônio.
Muito jovem e com apenas 18 escravos, Benjamim tinha como desafio transformar a fazenda em um núcleo de produção de café. Seguindo o exemplo de seus cunhados, os Barões da Aliança, das Palmeiras e Almeida Ramos, Salles passou a dedicar-se à política. Desde então, passou a trabalhar com afinco para a construção da Estrada de Ferro Rio das Flores – que teve seu primeiro trecho inaugurado em 1882 – e uma de suas “estações”, com seu nome.
Benjamin herdou neste mesmo ano as terras da Fazenda Campos Elíseos e algum dinheiro, devido à súbita morte do patriarca, o Visconde de Ipiabas. Com isso, conseguiu assegurar a manutenção da fazenda, que já se encontrava abalada com a derrocada do café. O Comendador Salles Pinheiro permaneceu com Santo Antônio até 1903, quando a vendeu a Antônio José Machado.
Em 1959, Marcos Vieira da Cunha adquiriu de dois primos a Fazenda Guaritá, com 136 alqueires de terra em completo abandono. Logo depois comprou as fazendas vizinhas Santo Antônio e Campos Elíseos, totalizando uma área de 1.500 hectares. Dr. Marcos, apaixonado pela história e trajetória de sua família no Vale do Paraíba, trabalhou na recuperação arquitetônica e histórica das três fazendas. Na década de 1990, Santo Antônio foi adquirida pelo empresário carioca Omar Resende Perez que logo em seguida a vendeu novamente ao empresário do setor do turismo inglês Artur Pereira.

Ano

1850*

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.