Fazenda São Bernardino

Resumo Histórico

FAZENDA SÃO BERNARDINO
Nova Iguaçu - RJ #fazenda74 
#abandono #abandonocultural

1875
Construída em 1875, em estilo neoclássico, pelo influente português Bernardino José de Souza e Melo, a Fazenda São Bernardino, situada na BR-111, conhecida como Estrada do Zumbi dos Palmares ou Estrada Federal, no bairro Vila de Cava, foi um sustentáculo da economia de Nova Iguaçu. Além da produção para exportação de cana-de-açúcar, café, farinha de mandioca, aguardente, carvão e muitos produtos agrícolas, nela também de cultivava escravos.
Vendida em 1917 a João Julião e Giácomo Gavazzi, segundo relatos do historiador Waldick Pereira, a fazenda entrou em decadência. Segundo ele, os novos donos não residiram no casarão e usaram o espaço para fins comerciais, ao abrir passagens para caminhões de lenha, o que prejudicou as bases de pedra e cal das cocheiras, cortando inclusive algumas palmeiras imperiais. Tombada como patrimônio histórico, em 1951, o objetivo de preservar o que havia, não foi respeitado. “Os Gavazzi saquearam e venderam quase tudo que havia no casarão”, relata Waldick.
Orlando Pereira trabalhou na conservação da fazenda e segundo ele em 1970 as paredes ainda estavam de pé, havia uma grande mesa de jantar, com muitas cadeiras. Havia quadros, móveis e utensílios, tudo em seus devidos lugares. As escadas de acesso à senzala e, na frente, o tronco, onde os escravos eram castigados. No casarão moravam seis famílias. Elas eram responsáveis pela limpeza da fazenda.
Fonte: Internet/jornalhoje/extra

Contato

Faça login para ver

Ano

1875

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.