Fazenda São Félix

Resumo Histórico

ENGENHO SÃO FÉLIX
Santa Luzia do Itanhy - SE #fazenda249

1848
O município de Santa Luzia do Itanhi está localizado na região sul-sudeste do estado de Sergipe a 76 km da capital Aracaju.

Foi fundado em 1848 e demorou 5 anos até ficar pronto, feito por um ancestral dos Vieira, família que até hoje administra a propriedade. Nas primeiras décadas do século XIX era seu proprietário o Tenente-Coronel Paulo de Souza Vieira. Sua esposa, D. Joaquina Hermelinda da Costa, após enviuvar, contrai em matrimônio José de Oliveira Leite, o Barão de Timbó. O engenho foi inicialmente movido à roda d'água produzindo açúcar mascavo. Em 1914, tornou-se usina, passando a produzir açúcar cristal. Suas máquinas pararam entre as décadas de 60 e 70 deste século.
Esse engenho é um dos mais conservados existente no território de Santa Luzia do Itanhi, o acesso ao mesmo está em boas condições devido a sua localização se encontrar à beira da rodovia Camilo Calazans, que dá acesso a linha verde. Da sede do município de Santa Luzia do Itanhi para o engenho são apenas 2 Km. No seu interior, o acervo existente está em ótimas condições tanto a casa grande como o antigo engenho, a senzala e as casas dos benfeitores

Considerado o segundo engenho mais antigo de Sergipe, o Engenho São Felix foi tombado como patrimônio do Estado em 1984 (Loureiro, 1999). Sua infraestrutura se encontra em bom estado de conservação e suas características originais foram preservadas.
Além dos móveis coloniais, a propriedade conserva o porão onde, segundo informam os atuais proprietários, os escravos eram alojados. A fazenda conta ainda com 250 hectares onde, outros recursos naturais, podem ser encontrados pequenos córregos, nascentes, mata atlântica e estruturas históricas como a chaminé da antiga usina.

No sobrado na parte de cima era Casa da Família, na parte de baixo era um armazém de açúcar e depois que o engenho ficou pronto esse espaço era utilizado como escola.

A Fazenda e Engenho São Félix ainda não está aberta a público.

Fonte: Pedro Oliveira

Instagram

Faça login para ver

Ano

1848

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.