Fazenda São José
Resumo Histórico
FAZENDA SÃO JOSÉ
Quissamã - RJ #fazenda294
1880
Aqui um belíssimo exemplar de Quissamã, construção curiosa, sob forma de chalé romântico do século XIX.
A varanda frontal é suntuosa, com cinco arcos de plena volta intercalados por pilastras apaineladas formando colunas toscanas. A escadaria de acesso ao vão central e o guarda-corpo possuem acabamento nobre. O frontão triangular da fachada principal é vasto, tendo em vista as dimensões da construção e a cobertura serem em duas águas.
Suas terras foram desmembradas das terras da Fazenda Mandiquera, na ocasião do casamento de um dos filhos do Conde de Araruama com uma prima, filha do Visconde de Ururaí da Fazenda da Machadinha.
Como tipologia familiar,pertence à quarta geração de sedes de fazendas construídas em Quissamã, tendo sido influenciada pela tipologia das fazendas paternas. O pórtico de cinco vãos em arco pleno, com seu tratamento clássico com acesso por escadarias em pirâmide está presente tanto na Fazenda de Machadinha quanto na de Mandiquera.
A residência possui varanda na frente implantada no corpo da construção, e terraço lateral coberto e fechado por esquadrias. Construção em um só pavimento elevada sobre porão de ventilação com acesso por escadas diretamente a varanda frontal que ocupa toda a largura do prédio. A parte social compõe-se de sala de visitas, escritório, vestíbulo, todos com ligação com a varanda frontal e sala de jantar. A parte íntima se compõe de cinco quartos, dos quais com banheiro anexo. A parte de serviço se compõe de copa, cozinha, sala de refeições, despensa, dois quartos de empregados, geladeiras, rouparia e banheiros. A sala de jantar e a sala de visitas comunicam-se com o terraço lateral coberto. A escadaria frontal de acesso a varanda e o guarda corpo em balaústres são em mármore, o piso dos quartos e salas são em tábua corrida e os forros no tradicional saia e blusa.
Por ironia do destino, pertence à mesma família donos do Engenho Central que está em ruínas, que bom ver esse patrimônio de pé e bem preservado.
Fonte: Livro fazendas
Ano
1880
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.