Fazenda São Miguel

Resumo Histórico

FAZENDA SÃO MIGUEL
Ritápolis - MG #fazenda324

1750
Está aí uma bela fazenda do século 18, não são tão frequentes com as do século 19, muito menos preservada assim, então os proprietários estão de parabéns por manter viva essa rica história.

Situada a 18 km de Ritápolis, a fazenda teve como fator determinante para sua implantação a existência do Ribeirão São Miguel, que viria a possibilitar o funcionamento de vários equipamentos do complexo agropecuário da época essenciais ao tipo de exploração rural no período.

Acreditasse ter sido construída por um padre, que se fixou na propriedade com muitos escravos, inicialmente a procura de ouro mas dedicando-se mais tarde também a agricultura e a pecuária.

Chama atenção a quantidade de muros de pedra em redor da sede, na frente, o pátio de aproximadamente 2000 m² onde se localizava também as senzalas, construída num de seus ângulos e que tomava quase dois de seus lados, abrigando grande quantidade de escravos que, além da busca de ouro, cuidavam da lavoura e das criações.

Atualmente a senzala está reduzida a alicerces, pelo que consta nos relatos e na disposição das benfeitorias da fazenda, os senhores dessa fazenda tratavam seus escravos com humanidade, não lhes infringindo tratamentos cruéis, que na época eram comuns.

A sede da fazenda está edificada numa encosta no fundo do pátio da frente com a parte da esquerda sobre aclive de terreno, assobradada á direita e atrás. A estrutura da casa é bastante primitiva, com largos alicerces de pedra seca, recalcetadas por outras menores e barro. As paredes externas foram erguidas em taipa de pilão com cerca de 85 cm de largura e já foram por várias vezes rebocadas. Percebe-se que todo o casarão foi feito com processo rudimentar.

tela é fora da casa em construção especial com a particularidade de não aparecer com sua frente alinhada com a fachada da sede e sim sua parte lateral posterior. A edificação da capela cuja licença para funcionamento data de 1820.
Fonte: @paulo_victor_fa / Helena Teixeira

Ano

1750

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.