Fazenda Sobrado
Resumo Histórico
FAZENDA DO SOBRADO
Barra Mansa - RJ #fazenda198
1836*
Segundo a professora Leila Vilela Alegrio, em seu artigo sobre a historia desta propriedade, a Fazenda da Conceição – seu nome primitivo – foi fundada pelo Comendador José Justiniano da Silva, em meados do século XIX.
O Comendador já se encontrava estabelecido na região de Barra Mansa desde 1836, pois nesta época foi nomeado Juiz de Órfãos da Vila. Foi também vereador na Câmara de Barra Mansa, entre os anos de 1843 e 1850. Faleceu em 1868, deixando como inventariante seu filho de igual nome, o Tenente Coronel José Justiniano da Silva Júnior.
Em 1897 apareceu em nome de João José Alves Júnior, permanecendo com este até as primeiras décadas do século XX.
Alguns anos mais tarde, apareceu em poder de Aracy Cambaia, que em 3 de agosto de 1948, a vendeu a um grupo austríaco, pelo que foi transformada na “Sociedade Civil Fazenda da Conceição Ltda.”.
Por volta de 1964, a fazenda foi adquirida por Fernando Moreira da Silva, que a encontrou praticamente em ruínas. Preocupado em recuperar as características originais do solar, Fernando teve que reconstruir uma ala inteira.
Pouca coisa restou dos objetos originais da casa, salvo a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da fazenda. Atualmente denominada “Fazenda do Sobrado”, não se sabe ao certo quando teve o nome trocado e por qual motivo.
O quadrado para produção do café foi preservado e fica em frente à casa-sede, delimitado por altos muros. Mantém ainda a antiga senzala, jardins e, em seu interior, requintadas peças de mobiliário e objetos de arte. Destaque para uma mesa para 28 pessoas e lustre de cristal tcheco. Há uma capela no alto de um morrete.
Fonte: AlexandreMagno / CarlosAlberto / InstitutoCid.Vi
Contato
Ano
1836*
Visitação
Sim
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.