Fazenda Solar do Tinoco

Resumo Histórico

 

SOLAR DO TINOCO

Caeté -MG #fazendaantiga

1750

Esse é o Museu Casa de João Pinheiro e Israel Pinheiro, conhecido também como Solar do Tinoco, localizado em Caeté-MG, está instalado num casarão do século XVIII, adquirido por João Pinheiro, em 1893. É um patrimônio tombado desde 26 de maio de 1980.

 A edificação que remonta ao século XVIII, pertencia ao Barão de Cocais Feliciano Pinto Coelho da Cunha. Mais tarde – durante o século XIX e XX – serviu de moradia ao político João Pinheiro da Silva e toda a sua família. Com terreno de área de mais de 300 mil metros quadrados englobava arquitetura urbana e rural, terras de cultura e mineração, casas de sobrado e faíscas. A edificação mantem suas linhas tradicionais, típicas das casas senhoriais de Minas, tendo sofrido modificações no século XIX que resultou no partido atual.

 O Museu Casa de João Pinheiro e Israel Pinheiro está situado na cidade de Caeté, em Minas Gerais, instalado num casarão do século XVIII, adquirido por João Pinheiro, em 1893. Guarda a memória do momento em que João Pinheiro muda-se para Caeté, realizando ali uma ação empreendedora, a criação da fábrica de cerâmica Nacional.

 O casarão foi anteriormente residência do Barão de Cocais e já era conhecido como Solar do Tinoco antes da aquisição pelo Dr. João Pinheiro. Esta denominação vem de João Tinoco da Silva, que possuía datas minerais por volta de 1750, na região.

 Além do prédio conta ainda com área de 100 hectares que abriga uma reserva de floresta nativa do ecossistema Mata Atlântica. A construção original no século seguinte foi modificada para o partido atual. Trata-se de uma casa típica do século XIX com dois pavimentos com cobertura em quatro águas e telha tipo capa e bica.

Fonte: Site da instituição / Iepha

 

Ano

1750

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.