Fazenda Vale Verde

Resumo Histórico

FAZENDA VALE VERDE

Itupeva - SP #fazenda286

1910

Essa fazenda foi fundada por Estanislau do Amaral Campos, uma pessoa muito importante nos anos de 1900, um aristocrata de São Paulo com cerca de 6 fazendas, depois da crise ele conseguiu se manter com essa fazenda. Ele construiu essa casa, que era uma casa de final de semana e temporadas, pois ele tinha sua casa principal em São Paulo e em outras fazendas também. A casa foi construída em torno de 1910 e provavelmente a última etapa, que foi a decoração é dos anos 10, com muito requinte para a época, nota-se pelas pinturas e os finos acabamentos da sede.

A cultura da fazenda era o café, cerca de 50 a 60 famílias trabalhavam na fazenda, não existiu escravo nessa fazenda. Ela era totalmente independente, auto sustentável, porque existiam dois moinhos, olaria e toda uma estrutura para essas pessoas que ali vivam. Outro detalhe bacana é que, a extinta estrada de ferro sorocabana, que ia de São Paulo, Jundiaí até Sorocaba, tinha estação próxima da fazenda, então as pessoas conseguiam vir de São Paulo descer na estação e vir de trole para a sede da fazenda. Porém em 1929 com a quebra do café, cessaram os investimentos na fazenda, houve um certo abandono, apesar de que a família conservou muitas características originais da casa.

Questão de dois anos e meio atrás, os atuais proprietários adquiriram a fazenda e começaram a restaurar de forma minuciosa esse belo patrimônio. Parabéns a esse casal incrível que fez um belo trabalho, a fazenda virou um verdadeiro museu, uma fazenda linda e muito diferenciada, desde as pinturas até a mobília, inclusive alguns ambientes da casa são 100% originais, toda a mobília e a composição do ambiente, percebe-se um amor no trabalho de restauro dessa fazenda nos pequenos detalhes.

A fazenda possui um moinho de 1929 que também foi restaurado, o casarão possui os pisos originais, forro saia e blusa que foi mantido dentro dos padrões originais. A casa nunca sofreu grandes reformas, isso ajudou na originalidade, desde os telhados originais com todo o madeiramento lavrados, com tiras de palmeiras gerivá, incrível de se ver.

O grande diferencial da casa é sem dúvidas a paleta de cores com mais de 90 cores originais que foram encontradas dentro do casarão, a pessoa que entra na casa sente logo que entrou em uma casa dos anos 10, a sensação é incrível e você não consegue isso em qualquer lugar, muito lindo de se ver.

O mais bacana é que dentro de alguns meses a fazenda estará aberta para casamentos, a capela segue em obras e vai ficar linda, parabéns aos proprietários por todo o empenho na preservação desse lindo patrimônio.

Fonte: @paulo_victor_fa / @fazendas_antigas / @augustochecchinato / @daniagelli 

 

 

Instagram

Faça login para ver

Ano

1910

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Sim

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.