Fazenda Vista Alegre

Resumo Histórico

FAZENDA VISTA ALEGRE

Valença - RJ #fazendaantiga24 #repost

 

1852

Essa fazenda é uma das mais importantes do Séc. XIX. Nela despontam suas formas arquitetônicas em harmonia com seus belíssimos jardins. Visconde de Pimentel iniciou o legado na Fazenda Vista Alegre através de notáveis atuações pioneiras no campo das artes, da cultura e do desenvolvimento sócio- econômico na segunda metade do século XIX.

No auge do ciclo do café, a Fazenda Vista Alegre recebeu visitantes ilustres, como o Conde D’Eu e o pianista Gottschalk. Além de membros da família Real e personalidades importantes de nossa história que tiveram sua passagem em seus domínios, registrada para posteridade.

Marcada pelo dinamismo e pela inovação de métodos e tecnologias da produção rural e na vida social, a Fazenda Vista Alegre desde então é referência em desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

 

Originalmente dedicada ao plantio do café, aprendia-se na Vista Alegre música, artes teatrais e religião. A Escola de Ingênuos, como ficou conhecida, foi a primeira no país a alfabetizar filhos de escravos e crianças pobres das redondezas. Lá havia também, a Casa da Música, onde se preparava a banda sinfônica da fazenda, antes de suas prestigiadas apresentações.

 

No início do século XX, a Vista Alegre passa a ter um importante papel como uma das pioneiras na produção de queijos. Os primeiros imigrantes dinamarqueses do Vale fundaram na fazenda a primeira indústria de queijos, fabricados com a tecnologia européia do Estado, os famosos Laticínios DANA por volta de 1912. A família Nielssen residiu na Vista Alegre por cerca de 30 anos, tendo desenvolvido e aprimorado queijos de qualidades variadas, até transferirem-se para o Sul de Minas, onde multiplicaram indústrias e marcas de laticínios.

 

A Fazenda já foi cenário de novelas e produções televisivas, como os folhetins: "Salomé" (1991), "A Viagem" (1994), programa Casa Brasileira - Fazendas no GNT (2016) e "Espelho da Vida" (2018). Desde 1980, a Vista Alegre pertence à família Mattos Santos. Após terem desenvolvido a produção de laticínios durante as décadas de 80 e 90, dedicaram-se até o final do ano de 2011 à produção orgânica e natural.

 

Atualmente, a principal atividade da Fazenda é o Turismo Histórico e Cultural, que se reverbera através de visitações históricas guiadas pela Casa-Sede e jardins. O passeio é feito pelo próprio casal de anfitriões, que percorrem a Casa em uma cronologia histórica, trazendo um panorama desde o ciclo cafeeiro do séc.XIX até os dias de hoje.

 

A Fazenda também abre suas portas para hospedagens, no formato "Guest House", em que os hóspedes fazem uma imersão pelo local a partir de uma hospitalidade mais intimista e familiar. Também disponibiliza seus espaços para eventos sociais, culturais e corporativos.

Hoje, ciosa de seu passado e orgulhosa de seu presente, a Vista Alegre realiza visitações históricas guiadas com opções que incluem lanche e almoço; hospedagens na própria sede colonial; além de eventos sociais, culturais e corporativos. O primeiro andar da Casa-Sede nos leva para um túnel do tempo de memórias e histórias contidas em cada peça, cada móvel.

 

Celular

Faça login para ver

Ano

1852

Visitação

Sim

Hospedagem

Sim

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.