Fazendas Antigas
A tradição de achar água usando gravetos segue viva no sertão.
Ler maisHoje, este blog é para contar uma história impressionante. Uma história triste e também muito emocionante de um escravizado que detalhou, em sua biografia, toda sua trajetória, desde sua captura até sua liberdade. Se você quer conhecer a história deste homem leia até o final que eu tenho certeza que você não vai se arrepender!
Ler maisVocê já deve ter percebido que o consumo de café é muito popular no Brasil. Facilmente encontramos pessoas apaixonadas por café e que não conseguem viver sem tomar um golinho de manhã, depois do almoço ou a tarde, não é por acaso que nos referimos ao café da manhã ou ao café da tarde.
Ler maisO protagonista dessa história se chamava Francisco Paulo de Almeida, mais conhecido como Barão de Guaraciaba. Já ouviram falar neste homem? Conhecem sua história? O BARÃO DE GUARACIABA, Francisco Paulo de Almeida. Único negro a receber o título de barão no período do império do Brasil. Título agraciado em 16 de setembro de 1887 pela princesa Isabel, Francisco Paulo de Almeida foi agraciado pelo título nobiliárquico de Barão de Guaraciaba, poucos meses antes da libertação dos escravos.
Ler maisA Fazenda Santa Clara, a maior da América Latina, com 6 mil m² de área construída, resiste ao tempo e é uma das opções turísticas bem procuradas da região, fica na região de Santa Rita de Jacutinga - MG. O imóvel, construído em meados do Século XVIII, chama a atenção pelas suas medidas colossais e por contar, através de sua imponente arquitetura colonial, a história do Ciclo do Café dos dois estados. Em 1824, o comendador Francisco Tereziano Fortes de Bustamante foi agraciado pelo governo imperial com uma sesmaria, onde construiu a Santa Clara, com obras concluídas em 1856. A fazenda foi deixada, com sua morte, para a viúva, Maria Tereza de Souza Fortes, Viscondessa de Monte Verde.
Ler maisA fazenda com sua arquitetura francesa e já centenária recebe visitas levando-as aos tempos áureos do café desde a colheita até ao embarque na estação de trem, passando por todos os processos intermediários. O nome da fazenda surgiu através de uma homenagem que o Amador de Lacerda Rodrigues Jordão fez a sua mãe Gertrudes Galvão de Moura Lacerda após sua morte e assim surgiu o nome “ Santa Gertrudes”.
Ler mais